Guia: Bainhas Enroladas

Esta é uma opção de chuleio da Ultralock Singer que gosto muito, indicado para tecidos leves. Considero particularmente útil em bordas com curvas, como babados e barras de saias. Além de dispensar as dobras da bainha, dá um caimento muito bom a peças fluidas. Os fios utilizados nos loopers podem ser linha comum ou fio de overlock, sempre com as mesmas cores da peça.

Aqui, a barra de uma saia godê de cetim usando esse ponto:

bainha

Para produzir esse tipo de bainha, é necessário preparar a máquina adequadamente.

Primeiramente, o seletor R/S precisa estar na posição R, conforme já foi explicado. Veja abaixo, em amarelo, como fica o alinhamento vendo de frente e por cima:

Untitled design (1)

A letra R gravada na chapa da agulha indica onde a largura do ponto deve ficar. A marcação em vermelho mostra como fica o alinhamento.

Em seguida, selecione o comprimento desejado. É possivel escolher entre F e 2 para produzir bainhas enroladas:

Untitled design

Para fazer bainhas enroladas com 3 fios, a máquina já está pronta. Certifique-se de que passou as linhas corretamente e siga o ajuste de tensão fornecido no manual.

Com 3 fios, é possível fazer a bainha enrolada comum e a com borda atada. Geralmente consigo melhores resultados com o segundo tipo.

DSC06260
PONTO: Bainha enrolada 3 fios comum / TECIDO: Crepe
DSC06258
PONTO: Bainha enrolada 3 borda atada / TECIDO: Malha (branco) e Cetim (marrom)

Se preferir usar 2 fios, é necessário isolar o looper superior com o expansor, esse pequeno acessório:

DSC07805 copy

É bastante simples. O looper superior possui um orifício grande (B) e um pequeno (A):

1 (1)

Nesta figura, as letras A e B indicam as zonas de encaixe entre expansor e looper:

A

Comece encaixando a região B. Depois gire o expansor um pouco para baixo e empurre delicadamente o gancho para trás, até que ele se encaixe no menor orifício do looper:

DSC07809 copy

Vai ficar assim:

DSC07808 copy

Prontinho! Usando 2 fios, consigo resultados melhores usando fio de overlock (lã de nylon) no looper inferior. Observe a diferença deste ponto alterando somente o comprimento:

DSC07811 copy
Borda esquerda = F; Borda direita = 2; Borda inferior = entre F e 2

De todos os pontos desta máquina, as bainhas enroladas tem o ajuste de tensão mais fácil, pois a mesma combinação de valores costuma funcionar com vários tecidos diferentes, o que não acontece com o overlock 3 fios e ponto cadeia, por exemplo.

Sempre teste num retalho antes de ir para a peça final. Há uma situação em que o uso da bainha enrolada torna-se inviável. É quando os pontos saem assim:

DSC07819 copy

Apesar do aspecto horroroso, o ajuste de tensão parece estar adequado pois não há linhas frouxas e o entrelaçamento dos fios está como deve ser. Os desfiadinhos da borda ficaram muito visíveis, o que me sugere que a borda não se enrolou corretamente. Não sei como resolver esse problema, então quando ele ocorre, acabo desistindo de utilizar esse ponto.

Se souber como solucioná-lo, por favor, me conte aqui nos comentários!

Anúncios

4 comentários em “Guia: Bainhas Enroladas”

  1. Olá Mirna, amei seus posts sobre a Singer Uktralock, comprei a minha e estou aguardando chegar, estou procurando saber tudo sobre ela, e seus posts são bem esclarecedores, estou tendo taquicardia só de pensar se eu vou conseguir colocar as linhas rsrsrsr, pois nunca usei uma overlock. Outra coisa que queria saber, se você tem o calcador que coloca elástico, eu procurei saber, mas não achei muita coisa sobre ele. Obrigada.

    1. Muito obrigada, Simone! Colocar as linhas não é difícil, só um pouco chatinho… Mas nada que um pouco de treino não resolva.
      Quanto ao calcador, não conheço nenhum específico para pregar elástico em máquinas domésticas. Imagino que exista desse tipo pra máquinas industriais. Boas costuras!

  2. Olá,
    Estive procurando tanto sobre essa Ultralock Singer e seu blog foi o melhor até agora, muito obrigada mesmo pois me ajudou muito na escolha.
    Fora todo o resto de inspiração que existe nele.