Calcadores Favoritos

Costura bem feita não depende só de prática, ferramentinhas especiais são mais que bem vindas!

calcadores

Na minha Singer, vieram 5 calcadores básicos: de uso geral, de pontos decorativos, de caseado, de zíper e de bainha invisível. Todos eles se encaixam na haste original, que difere daquela necessária a adaptação de calcadores comprados à parte.

Esquerda: haste original/ Direita: haste de adaptação avulsa
Esquerda: haste original/ Direita: haste de adaptação avulsa

Adquiri a haste avulsa e fui comprando vários calcadores especiais ao longo dos últimos 2 anos. Já comprei no Ebay, em armarinhos virtuais e nas imediações do Mercado Central em Belo Horizonte. A seguir, listo os que mais gosto:

c1

1) Uso geral: por razões óbvias, este é indispensável. Já tinha o calcador original, mas comprei esse pois ele se adapta a haste que uso rotineiramente, facilitando as trocas. Apesar de permitir a utilização em qualquer tipo de ponto, uso apenas para pontos decorativos.

geral

2) 1/4 polegada: É o que uso sempre para costura reta, pois permite uma costura bem rente à borda. Os dois pés e as 3 ranhuras servem de guia.

14pol

Abaixo, mostro como consigo um pesponto em bainhas e na aplicação de viés com o distanciamento que ao meu ver, fica mais bonito.

demonstração cos reta

Para utilizá-lo, a agulha deve estar sempre em posição central. Além de facilitar a vida, evita erros pois não é necessário ficar mudando a posição da agulha.

3) Zíper comum: prefiro esse ao original da máquina pois não preciso trocar a haste que utilizo sempre. Além disso, sua base é mais larga e estabiliza melhor o tecido durante a costura.

ziper comum

4) Chuleado: Utilizei por muito tempo antes de comprar a overlock. Hoje, uso muito para prender a manta acrílica ao tecido, com um zig zag largo.

chuleado

Essa barrinha central delimita bem onde a borda do tecido deve ficar, produzindo assim, um chuleado com zig-zag mais uniforme e bonito.

demonstração zigzag

Sempre que bate a dúvida em como utilizar algum calcador, vou no canal da Nill, que faz o melhores vídeos explicativos.

Aproveitando melhor o potencial da máquina (e de si mesma)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s