Resenha: Minha Ultralock Singer

No mesmo dia em que a Vivi Basile gentilmente respondeu minhas dúvidas sobre a Ultralock Singer, achei essa máquina com um descontão numa loja virtual. Fiz a compra e depois de 4 dias ela já tinha chegado em casa:

gilma

Estou adorando! A passagem de linhas é fácil pois conta com um  diagrama de cores muito bem pensado, presente na sua parte interna:

loopers

Além disso, ela tem braço livre pra facilitar costuras tubulares, como aquelas em mangas e cavas. Basta desencaixar a peça lateral:

braço livre

Alterando a posição das agulhas, a quantidade de fios e os ajustes dos discos de tensão, 6 pontos diferentes são obtidos: ponto cadeia (4 fios), overlock comum (3 fios), overlock estreito (3 fios), fecho plano (3 fios), overlock de 2 fios e bainha enrolada (2 fios).

discostensao

Usando linhas no mesmo esquema de cores do diagrama, fiz vários testes pra conseguir visualizar melhor na amostra de tecido a origem de cada fio: azul – agulha esquerda, verde – agulha direita, vermelho – looper superior e amarelo – looper inferior. Assim, ficou bem mais fácil verificar onde a tensão deveria ser modificada para obter o melhor resultado.

direito avesso
Ponto cadeia – direito e avesso, respectivamente.
ov
Ponto overlock – direito e avesso, respectivamente.

Daí é calma e perseverança pra testar a regulagem com diferentes tipos de tecidos. Para o ponto cadeia, que une e dá acabamento, ficou assim:

amostras

Depois registrei as combinações dos valores de tensão utilizados em cada tecido numa planilha:

planilha tensao

Andei testando também algumas possibilidades de bainhas enroladas que a máquina oferece e gostei bastante. Vai ser uma mão na roda na hora de chulear a barra de tecidos finos, principalmente em curvas como a de babados. Num retalho de crepe, a bainha enrolada padrão com 3 fios ficou assim:

DSC06260

A bainha enrolada com borda atada, usando 3 fios, me pareceu dar um acabamento ainda melhor. Funcionou muito bem com cetim e malha:

DSC06258

Já comprovei que ela funciona bem com tecidos leves e pesados, planos ou malha. Em breve mostro as confecções que ela já produziu…

Anúncios

58 comentários em “Resenha: Minha Ultralock Singer”

  1. acho desnecessário, Rafaela. Na confecção de roupas em tricoline, prefiro usar uma costura reta com o ponto overlock 3 fios. Gosto de usar o ponto cadeia em peças decorativas e utilitárias, cuja costura interna ficará aparente, como num puxa-saco, por exemplo.

  2. Tô adorando ler suas resenhas! Adquiri uma dessas e estava muito ansiosa para que chegasse logo. Queria tirar uma dúvida com você. Estou há dois dias tentando ajustar as tensões da linha e é praticamente impossível. Segui o manual, as passagens estão corretas e até a tensão que o manual indica eu apliquei e nada. As linhas ficam frouxas e eu não consigo ajustar por nada na vida. É possível que ela tenha vindo de fábrica com alguma regulagem absurda? Estou tão desanimada, não sei mais o que fazer. Tudo está correto e as costuras não funcionam! Estou usando linhas como você, de poliester. Obrigada!

    1. Olá, Malu! Para cada tipo de tecido o ajuste de tensão será diferente e às vezes vai fugir bastante daqueles valores indicados no manual. É somente na base da tentativa e erro que a gente chega lá mesmo. Sua máquina tbm é a Ultralock Singer? Se sim, me passa o seu e-mail que eu compartilho com você os valores que dão certo comigo. Não desista! Às vezes é necessário esfriar a cabeça e depois tentar de novo. Obrigada pelo comentário e boas costuras!

      1. Primeiro quero parabenizar pelo post super esclarecedor e principalmente pela sua boa vontade de compartilhar com todas nós, isso e raro nos dias de hoje. Deus a abençoe e que vc tenha muito sucesso em seus trabalhos. Confesso q como a colega disse estou com dificuldade na tensão, tb fica frouxo, se puder me mandar i e-mail com os valores q dão certo com vc eu agradeço de coração. Um grande beijo, Melissa.

      2. Bom dia! Comprei a máquina justamente após ler seu blog que é muito bom. Só tenho um problema com ela em qualquer tecido. Quando faço o ponto cadeira na tensão da linha azul sai errada, não importa o número que coloque ela começa com o ponto certo depois fica largo, depois volta a ficar certo retinha. Isso é normal? Posso até te enviar fotos se desejar. Poderia me passar por email também sua tabelinha? Muito obrigada de verdade: thatianemarcia@gmail.com

      3. Olá, Thatiane! Já tive esse problema usando fio de overlock nos loopers. Acho que a minha linha não é de boa qualidade e vai desfiando durante costura e atrapalhando os pontos.
        Quando uso linha comum de poliéster, esse problema é resolvido. Eventualmente, em alguns tecidos, acontece do ponto cadeia ficar um pouco mais frouxo em alguma parte, mas de forma discreta, sem comprometer a costura. Enviei para seu e-mail a minha tabela de ajuste de tensão. Boas costuras!

    1. Olá, Jalcileide!
      Nunca tive este tipo de problema, mas seguem algumas dicas:
      Verifique se a agulha está bem encaixada na máquina, introduza até o fundo e aperte bem o parafuso.
      Em minha experiência, quando a linha arrebenta é porque ela fugiu de alguma daquelas garrinhas ou do looper no interior da máquina.
      Confira toda a passagem de linhas e tente de novo. Espero ter ajudado! Se persistir o problema, tente entrar em contato com o SAC da Singer.

  3. Olá! Muito obrigada pela sua resenha, foi muito útil para mim. Estou querendo comprar uma desta mas estava com muitas dúvidas. Sua resenha me convenceu a comprar uma. Vou ver todas as outras resenhas sobre sua Ultra… Kkk. Muito obrigado mesmo. Não achei nada na net tão explicadinho como vc fez com os tecidos. Bjs

  4. Ola,

    Estou pensando em abrir a minha propria lojinha virtual futuramente (trabalhando em casa). Estou a procura de uma maquina para acabamentos e continuo na duvida se devo comprar uma interlock ou ultralock pois vi no site da singer que essa ultralock seria apenas para utilizacao domestica.
    Depois de ler o seu post sobre a maquina eu amei ela e ainda mais sabendo que ela faz bainha enrolada, mas ainda estou incerta se devo comprar a interlock mesmo ou a ultralock.
    A minha segunda duvida seria se essa maquina tambem serve para tecidos pesados como por exemplo o denim?
    Ultima duvida, sabendo que voce tambem tem a sua propria loja queria saber das maquinas que vc tem e que sao necessarias mesmo para a confeccao das pecas, por exemplo eh preciso ter a galoneira tambem?

    Obrigada pelo seu post sobre o ultralock! 🙂

    1. Olá, Luciana!
      Há vários fatores a considerar. Com qual tipo de confecção você pretende trabalhar? Eu, por exemplo, vendo apenas peças utilitárias (necessarie, artigos de cozinha, saquinhos organizadores)produzidos em tecidos planos. Por isso, preciso apenas da máquina reta para esse tipo de confecção. Quando produzo essas peças, faço cerca de 10 unidades por modelo, o que configura um trabalho em pequena escala, adequado para máquinas domésticas. Adquiri a ultralock para facilitar e melhorar os acabamentos de roupas,
      que faço predominantemente para uso próprio. Assim, uso essa máquina de forma esporádica.
      Se você quiser comercializar roupas, a história muda. Supondo que vá produzir 10 unidades de cada tamanho (P, M e G) para cada modelo, seu ritmo de trabalho vai exigir máquinas industriais. Se quiser produzir pijamas de malha, regatas, leggings, moda íntima, moda praia, uma galoneira será imprescíndível. Por outro lado, se for trabalhar com consertos, uma máquina reta doméstica será suficiente.
      Quanto a costura de tecidos pesados, a ultralock dá conta sim, mas minha experiencia com ela é em pequena escala.
      Espero ter ajudado!

      1. Boa noite,

        Obrigada por tirar as minhas duvidas!
        Eu quero comercializar roupas femininas. Entao acho que nao devo comprar a ultraloque mesmo.

        Voce acha que aquela overloque chinesinha verde da conta? Ou seria melhor comprar um interloque?

        Eu penso em fazer roupas femininas variadas, entao a galoneira eu preciso comprar mesmo neh?

        Voce saberia me falar as maquinas de acabamento que vou precisar ter em casa para esse pequeno negocio? Pois se eu tiver que comprar uma galoneira entao eu vou procurar uma overloque/interloque menos cara. Mas se nao for preciso entao poderia investir numa interloque mais cara.

        Estou pesquisando bastante sobre as maquinas que precisaria ter e as melhores opcoes, mas quanto mais eu leio os comentarios nos foruns, blogs etc… sobre as maquinas mais eu fiquei em duvida das quais preciso comprar.

        Grata, 😀

  5. Oi, Luciana! Embora a ultralock seja muito versátil, para a escala em que você pretende trabalhar fica complicado. Não conheço a interlock, então fica dificil comparar outras máquinas com ela. Conheço costureiras que trabalham com consertos e roupas femininas feitas sob medida e utilizam há muitos anos aquela chinesinha verde e gostam muito. Se não me engano, ela é industrial e já vem com a mesa. Com relação a galoneira, ela seria uma ótima aquisição para trabalhar com malhas. E aí entra outra questão: você quer trabalhar predominantemente com tecidos planos, com malhas ou os dois? Às vezes pode ser mais interessante iniciar sua confecção produzindo apenas peças em tecidos planos, usando uma máquina reta e uma overlock industral. Após vender as peças e ter o retorno do capital, investir numa galoneira para começar a produzir peças de malha. Te desejo sorte no empreendimento!

  6. Tenho a Ultralok e costura reta, não sou muito “mansa” pois trabalho fora e não tenho muito tempo para “fuçar” ela, mas adoro esta máquina da Singer, é ótima. Só tem um porém, os ganchinhos com pontinhos coloridos indicando por onde cada fio deve passar, em muitos momentos, desfiam a linha. Outro lugar onde desfia também, é onde o guia metálico onde é presa pra seguir pro disco tensor. Perdi a paciência em algumas vezes que isso aconteceu. Outro fato que achei pecado, é que a Singer não pensou que usamos linhas com cones grandes, que nestes casos, ficam caindo e tu te obriga usa-los fora do suporte. ADOREI te ler, menina, tu és ótima, pois escreves muito bem. Um grande bj…. gostaria de trocar umas ideias contigo sobre meu pequeno projeto futuro.

    1. Marga, até hoje só tive esse problema de linhas desfiando quando usei fio de overlock, que realmente tem uns cones gigantescos e caem do suporte.
      Já com a linha comum de costura, 100% poliéster, a costura flui que é uma beleza. Os cones também são menores e se encaixam bem no suporte, exceto o que fica mais perto do volante. Esse fica bambo, quase caindo. Quando estiver com tempo, dá uma fuçada na máquina, todo dia a gente descobre coisas novas. Agradeço os elogios e fique a vontade para voltar aqui e trocarmos ideias. Beijo!

  7. Olá, bom dia!
    Obrigada pela resenha está me ajudando muito! Minha ultralock é igual a sua e estou tentando ajustar os pontos dela. Mas o ponto está ficando aberto e não consegui ajustá-lo ainda, será que consegue me indicar o que devo fazer?!Quando faço a união dos tecidos e puxo os pontos se abrem, não ficam juntos. Não encontrei informações para este tipo de ajuste no manual.
    Me envie, por favor sua tabela de tensões que lhe encaminho uma imagem para que visualize meu problema.
    Obrigada!

    1. Olá, Ariana! Se os pontos se abrem e não prendem o tecido, é provável que o entrelaçamento de linhas durante o acionamento da máquina esteja incorreto. Cheque a passagem de linhas, principalmente dos fios dos loopers, vê se está tudo em seu devido lugar. Inicie a costura sem o tecido, puxando os 4 fios juntos para trás: eles devem formar uma corrente. Depois vá testando em retalhos. Já te enviei a tabela, ok? Boa sorte!

  8. Boa tarde.

    Comprei minha overloque 14SH754 no começo do ano, e até agora nem liguei ela. Apesar de ter experiência na singer reta e zig-zag estou temerosa. Já pesquisei muito na internet mas as informações são poucas, seu blog é o melhor de tudo que achei até agora, parabéns.
    Gostaria de pedir, por favor que me esclareça uma dúvida ainda que meio ingênia. Pelo que entendí o ponto overloque comum de 3 fios não usa o passador verde certo? então se não vou usá-lo tenho que deixar sem linha e retirar a agulha direira usada por ele?

    Desde já agradeço

    Dilene

    1. Oi, Dilene. É quase isso. No overlock 3 fios, você tem a opção de retirar tanto a agulha da direita quanto a da esquerda. Se tirar a da esquerda, também não vai usar linha no passador azul. Se tirar a da direita, não vai usar linha no passador verde. O resultado é que você pode ter um ponto mais largo ou mais estreito, dependendo de qual agulha preferir utilizar. Perca logo esse medo de utilizá-la, pois a gente só aprende na base da tentativa e erro. Boas costuras!

  9. OLa menina

    Nossa!!! você é um anjo !!!!
    Obrigada por se dispor a nos orientar.
    Estou com uma dificuldade com a minha ultralock…. estou trabalhando com 4 linhas na costura de malha, e quando estico a lateral da calça a linha fica aparente.
    Fiz inúmeras tentativas de regulagem de tensão e de conferência do curso das linha do looper.
    A linha que fica larga e aparente é a linha azul, mesmo na regulagem máxima 8-9 não adianta.
    As vezes algumas áreas ficam melhores que as outras, ou seja, uma parte da costura mostra menos a linha que outras.
    Socorro!!!

    Bjs no coração

    Muito Obrigada

    1. Obrigada, Meire! Nas minhas costuras costuma aparecer um pouco da linha quando estica a malha, mas não é nada que incomode. Infelizmente não sei como resolver esse problema.

  10. Olá,

    Gostaria de saber se ela costura bem algumas camadas de jeans e tecidos mais pesados?

    Adorei a matéria, parabéns.

  11. Boa tarde ! Estou na duvida se compro essa ou Overloque 3-Fios Lanmax LM-503BK, ou a Máquina de Overloque Industrial Fy33,1 Agulha,3 Fios,5000ppm – Yamata, como vc diz que ela é boa estou me interessando, pois os pontos estão bem firmes. Adorei o seu blog.
    Bjus

  12. Ola de jeito nenhum consigo regular a minha 😦 to quase quebrando ela no chão achei que fosse facil os pontos ficam frouxos.. e arrebenta muito a linha.. e quando eu faço a passagem ela desregula toda de novo! Tem alguma ajuda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s